Instituto Pensar - Doctor Who: do Reino Unido para Economia Criativa da China.

Doctor Who: do Reino Unido para Economia Criativa da China.

por Chris Moseley em 29/01/2019.

Doctor Who viaja para a China, uma ilustração dos benefícios do soft power como o Reino Unido procura construir uma economia mais criativa.

Chris Moseley diz que o lançamento do icônico programa de TV britânico na China mostra a importância de fomentar laços culturais - neste caso entre dois gigantes culturais - para construir confiança e aprofundar a cooperação em outros aspectos do relacionamento.

Quando eu tinha quatro filhos, minha família morava ao lado de um homem chamado Dudley Simpson. Agora Dudley, para aqueles que são fãs da longa série de ficção científica da TV britânica Doctor Who e têm certa idade, foi o gênio criativo por trás da música incidental do programa. 

De 1963, quando Doctor Who foi ao ar pela primeira vez, até 1980, Dudley criou aqueles assustadores riffs de assinatura eletrônica e arrotos inspirados em sintetizadores, solavancos e gritos que definiram a série naqueles primeiros anos.

Jamais esquecerei de me esconder atrás do sofá para assistir a um episódio de 1967, "Os Abomináveis ​​Bonecos de Neve” - certamente a filha de Dudley, Karen, e eu me lembro de estar deliciosamente assustada com os atores da BBC vestidos com grandes trajes de lã. Bonecos de neve abomináveis, de fato! Bem,

Stars Wars e Alien eram apenas um brilho na época, e efeitos especiais estavam em sua infância.

Essa lembrança veio à mente recentemente quando notei um conjunto de cartazes voltados para o mercado chinês e promovendo a mais recente série de Doctor Who. Feifei Ruan, a ilustradora freelancer que criou os cartazes, disse que espera que seus trabalhos mais recentes sejam apreciados pelos fãs de

Doctor Who na China e também inspirem as pessoas que não estão familiarizadas com o Doctor Who a assistir ao programa.

As ilustrações farão parte de um enorme novo lançamento para o drama de ficção científica na China, com cada imagem projetada para ressoar com vários locais chineses e elementos culturais.

Eu não posso deixar de sorrir ao pensar em crianças chinesas, de Pequim a Guangzhou, sendo assombradas pelos arqui-inimigos do Doutor, os Daleks e os Cybermen!

A promoção do drama de ficção científica mais antigo e venerável da Grã-Bretanha é uma ilustração brilhante de quão importantes são os elos culturais de construção e o poder que o soft power pode proporcionar.

Obtenha o exercício do direito do soft power e os benefícios são o acesso a mercados que antes eram inacessíveis; errar, ou bater uma nota off-key, então as penalidades podem ser severas.

O ponto principal aqui é que o uso hábil de associações culturais sustenta iniciativas econômicas e diplomáticas mais amplas entre as nações. Essa observação faz o maior sentido dentro do contexto da estatura e importância do Reino Unido na China, e seu valor de modelo de papel para a China à medida que ela se move em direção à construção de uma economia mais criativa e voltada para o consumidor.

Indústrias criativas ou criativas são palavras tremendamente importantes nesse contexto. Ambos os países se beneficiam de culturas antigas e distintas que semearam sua influência em todo o mundo.

De Shakespeare a Hockney, e de Bai Juyi a Cao Wenxuan, há todas as razões para as duas nações explorarem e se beneficiarem de suas associações e vínculos culturais.

E a cultura é a maneira mais atual e favorável aos negócios de construir pontes entre os dois países. As indústrias criativas chinesas estão crescendo anualmente em cerca de 20%, de acordo com as estimativas, e com o crescimento mais amplo dessas indústrias em toda a China, os consumidores também devem se expandir bastante.

Estes são desenvolvimentos empolgantes para o Reino Unido e a China, especialmente quando se considera o fato de que o número de estudantes chineses fazendo cursos de artes criativas e design no Reino Unido quase triplicou, de cerca de 1.500 em 2008/09 para cerca de 4.300 em 2013/14 , de acordo com um relatório de mídia.

Eu entendo o valor da educação empresarial central que nossa escola oferece, por exemplo, mas tão importante quanto eu aprecio prontamente e vejo os benefícios da vida cultural internacional que nossos estudantes chineses vivenciam em Londres.

Em última análise, há benefícios mais amplos para o que pode ser expresso como "diplomacia cultural". Forjar fortes laços culturais também produz níveis mais elevados de confiança nos países e suas populações. Isso, por sua vez, leva a um maior entusiasmo para fazer negócios e compartilhar benefícios econômicos.

Com a tutela do universo principalmente em mente, o bom doutor certamente aprovaria essa abordagem.

Chris Moseley é gerente de relações públicas da London Business School, que mantém um relacionamento de longa data com Hong Kong e a China continental.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: